quinta-feira, 31 de julho de 2008

Rattus - Fucking Disco EP


Rattus é uma banda de punk/hardcore da Finlândia que foi fomada na primavera de 1978 por Jake na guitarra e no vocal, e Vellu na beteria. Algumas semanas depois o irmão de Jake Tomppa foi convidado à entrar na banda como baixista e assim foi feito. o nome Rattus foi pego do primeiro LP do "The Stanglers" o "RattusNervosicius", Rattus é um nome latino para um rato bem grande. Logo de início eles participavam de gigs apenas em sua cidade natal mas logo isso foi mudando.
Em 1980 Rattus lançou o seu primeiro som o "Khomeini-Rock 7" com apenas duas músicas pela "Hilipili Records" e gravaram 200 cópias que em grande parte foram vendidas aos amigos. Um segundo álbum foi gravado no mesmo ano, 1980, mas lançado no começo de 1981, também pela "Hilipili Records" (que é esse álbum que estou postando). Na primeira gravação foram gravados 200, logo em seguida mais 100, incluindo mais 50 daqueles que foram mandaram à Inglaterrra para a "Bullet Records", onde eles gostaram muito da banda e das outras bandas de punk finlandesas, e ainda queriam ajudar a vender e a divulgar na Inglaterra o som. Assinaram um contrato com a "Poko Records" e gravaram 4 álbuns pela gravadora, eles foram tudo juntados em um cd o "Records Works 1981-1984" que foi lançado em 1993. Em 1981 Rattus abriu para "The Exploited" em sua turnê de 3 dias na Filândia. Era para a banda ter aberto o show da banda "Dead Kennedys" em dezembro do mesmo ano mas acabou não dando certo, e Jello Biafra que só ficou sabendo anos depois ficou inconformado de Rattus não feito isso. Em 1983 começaram a procurar um vocalista pois Jake queria apenas assumir a guitarra da banda largando os vocais. Os primeiros ensaios foram feitos com um amigo da banda chamado Astro. Acabaram escolhendo Annikki que foi ensaiar logo após Astro.
A primeira vez que Rattus tocou fora da Finlândia foi em 1983 em Arhus na Dinamarca. Na primavera de 1984 Rattus fez uma turnê européia de 4 semanas tocando em gigs da Suécia, Alemanha, Holanda, Itália, Iuguslávia, Dinamarca e Inglaterra.
Em janeiro de 1984 Rattus gravou músicas para um novo EP o "Ihmiset on sairaita" para ser lançado pela "Poko", mas o responsável pela gravadora disse a banda que punk não estava mais redendo dinheiro que era para eles procurarem uma nova gravadora. Essa gravadora não foi encontrada por um tempo. só foi na primavera de 1985 que a banda assinou um contrato com a gravadora "Ann & Archies Records" lançando o seu primeiro LP. Aquelas músicas foram inclusas na versão brasileira do "Uskonto on vaara" que tem 15 músicas, uma dessas música é a "Maximum Rock'n Roll" da coletânea "Welcome to 1984 LP". Cada dia que passava os integrantes da banda estavam ouvindo mais metal (Metallica, Slayer e Venom) e Annikki não estava mais à altura da banda, então Jake retornou aos vocais em março de 1986. Mas ainda foram gravadas duas músicas do Metallica na coletânea "Have a rotten chrismas Vol II" ainda com Annikki nos vocais.
Em julho de 1986 com Jake de novo nos vocais gravaram um novo LP pelo "Dekadenz" que pagou os estúdios mas as gravadoras não estavam satisfeitas com o novo som da banda, o álbum "Stolen Life" foi gravado para ser lançado no Brasil e na França. Um novo membro, o Kari, se juntou a banda como segundo guitarrista em dezembro de 1986.
A nova formação tocou pela primeira vez na Suécia e na Dinamarca em janeiro de 1987. A maioria das pessoas que compareceram às gigs ficaram desapontadas com o que viram pois estavam esperando um som como o velho HC-punk que eles tocavam. em novembro de 1987 gravaram o último álbum oficial deles com apenas duas músicas o "Win Or Die '7". Rattus terminou em fevereiro de 1988, tocando pela última vez em 15 de janeiro em "Jyväskylä". Após Rattus terminar surgiram novas bandas. Jake continuou com a "Zwangizer"; Vallu e Kari continuaram com a "Chorea" mas a bandas eram mais puxados pelo lado do metal; Annikki tocou com Astro na "Tik-Bloody Tak & Bratatattack" e com Jake na "Hiljainen Kevät".
Em 14 de abril de 2001 Rattus tocou em "Vernissa (Vanta)" na Finlândia, com a formação original, Tomppa, Vellu, Jake e Annikki. E o antigo amigo da banda Astro estava lá também, participou das músicas "Rumia ruumiita" e "Horror Business". Em 29 de junho de 2002 tocaram em "Hämeenlinna" também na Finlândia na "Ämyrock". Também tocaram ao vivo em "YO-Talo Tampere" na Finlândia em 04 de abril de 2003 e a galera gostou muito da banda, fazendo vários moshs e cantando muito, o que estava lembrando o velho HC-punk que costumavam tocar.

Tracklist:
01- Sietämätön
02- South's Gonna Rise Again Part 1
03- South's Gonna Rise Again Part 2
04- Fucking Disco
05- Täältä tullaan kuolema
06- Stop start

Nenhum comentário: